“Estórias que se contam…” em Portugal, na Galiza e em Cabo Verde
Em 14 de junho de 2022, os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Moita, participaram no encontro virtual internacional ”Estórias que se contam…:momento de partilha” sob a orientação das professoras Sálvia Fontinha e Vanda Silva.
Neste encontro estiveram presentes professores e alunos de todas as escolas parceiras neste projeto, representando Portugal (Vale da Amoreira e Azeitão), Galiza (Vila de Cruzes) e Cabo Verde (Calheta de São Miguel).
Este Momento de Partilha permitiu o diálogo entre as escola parceiras com momentos para falar sobre o trabalho desenvolvido e partilha de Estórias recolhidas. Tanto os professores como os alunos demonstraram um grande entusiasmo, o que tornou esta experiência num momento muito agradável de aprendizagem e enriquecimento para todos. Foi o culminar de um trabalho de parceria desenvolvido durante estes dois trimestres. Estão todos de parabéns!
“Estórias que se contam…” é um projeto Etwinning, coordenado pela professora Ana Josefa Cardoso, professora deste Agrupamento e surgiu de um trabalho conjunto com a professora Maria Beatriz Botelho, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, realizado no âmbito da ação de formação “Operacionalização das aprendizagens essenciais da disciplina de Português através da metodologia de Projeto eTwining”, dinamizada pela formadora Adelina Moura, no Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita entre outubro e dezembro de 2021. Este projeto “Estórias que se contam…” centra-se na recolha, partilha e divulgação do património oral (neste caso, estórias tradicionais) existente dentro da comunidade escolar.
Após a aprovação do projeto, desfiámos o professor Séchu Sende, do IES Marco Camballón, da Vila de Cruzes, na Galiza para ser nosso parceiro europeu e os professores Viriato Furtado e Maria Jesus Duarte, da Escola Secundária de Calheta de São Miguel, Ilha de Santiago, em Cabo Verde para serem o nosso parceiro internacional. Todos aceitaram o desafio e embarcámos nesta viagem de recolha de “Estórias que se contam…” em cada uma das nossas escolas.
Ficámos todos com vontade de dar continuidade a este desafio e tornar ainda mais sólida esta parceria. Quem sabe se não vão surgir novos projetos?!
Ana Josefa Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário