sábado, 10 de maio de 2025

Heranças Vivas

Heranças Vivas

Alunos do Vale da Amoreira ressignificam o património colonial em projeto decolonia. lNo dia 25 de fevereiro 2025, os alunos da Escola Básica do Vale da Amoreira viveram uma experiência única no Palácio dos Condes de Calheta, em parceria com o Museu de História Natural e da Ciência, sob a direção de Marta Lourenço. Os alunos deslocaram-se no transporte cedido pela Câmara Municipal da Moita, que é também uma parceira nesta caminhada.Durante a visita, os alunos exploraram objetos do património colonial e escolheram aqueles que irão trabalhar em conjunto com as suas famílias e a comunidade. Os objetos selecionados pertencem ao mundo da música, e os alunos terão a oportunidade de contar as suas histórias a partir de um olhar decolonial e afrocentrado, atribuindo-lhes novos significados e compreendendo as suas trajetórias no contexto colonial.

Esta experiência faz parte do projeto “Heranças Vivas, Recontando Histórias”, idealizado e co-criado pela mentora pedagógica da Teach for Portugal, Letícia Brito, em colaboração com a professora de Português, Ana Josefa Cardoso e a professora de História e Geografia de Portugal, Diana Pólvora. O projeto nasceu da necessidade de colocar os alunos no centro da aprendizagem e dar-lhes um papel ativo na reconstrução das suas próprias narrativas, permitindo que a história seja contada a partir das suas vivências, identidades e raízes culturais.

Além da escolha dos objetos, os alunos participaram numa oficina criativa conduzida por uma artista chilena, onde puderam construir instrumentos musicais utilizando materiais reciclados. A experiência possibilitou não apenas um contacto prático com a música, mas também uma reflexão sobre como os sons e os instrumentos viajam entre culturas e tempos, atravessando fronteiras e criando conexões entre diferentes povos.
Nos próximos meses, os alunos irão envolver suas famílias nesse processo, recolhendo memórias, histórias e saberes para reinterpretar os instrumentos musicais escolhidos. Esse trabalho culminará em duas exposições, tanto na escola quanto no museu, onde os objetos serão apresentados com novas narrativas, refletindo o olhar crítico e consciente dos estudantes.

Ao ressignificar o património colonial por meio de uma abordagem decolonial, os alunos do Vale da Amoreira não apenas revisitam o passado, mas também reconstroem memórias e reafirmam as suas identidades. A aprendizagem torna-se um processo vivo, onde o conhecimento é criado em conjunto com a comunidade, garantindo uma educação mais inclusiva, crítica e significativa para todos.
As professoras envolvidas participaram num Ciclo de conversa do que ficou registado neste vídeo intitulado “Coleções Coloniais MUHNAC: Heranças Vivas: Recontando a história na EB do Vale da Amoreira”.

https://youtu.be/0srCzkhuPwI

Letícia Brito, Diana Pólvora, Ana Josefa Cardoso
26-02-2025


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