sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

José Afonso

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido como José Afonso, foi um cantor, compositor e poeta português. Nasceu em Aveiro, Portugal, em 2 de agosto de 1929 e faleceu em Setúbal, Portugal, em 23 de fevereiro de 1987, aos 57 anos.

Afonso começou a estudar música aos seis anos de idade, e aos 15 anos ingressou na Academia Musical de Coimbra. Em 1949, mudou-se para Lisboa para estudar Filosofia na Universidade de Lisboa. Foi nesta época que começou a se envolver na luta contra a ditadura salazarista, que governava Portugal na época.

Em 1960, José Afonso foi preso por participar de manifestações estudantis contra o regime. Depois de ser libertado, em 1964, mudou-se para Setúbal, onde começou a trabalhar como professor. Nesta cidade, ele se tornou uma figura importante na cena musical e política, envolvendo-se em movimentos sociais e culturais.

Nos anos seguintes, José Afonso se tornou um símbolo da resistência à ditadura em Portugal, com suas canções de protesto e crítica social. Sua música era caracterizada por uma fusão de tradições musicais portuguesas e influências internacionais, como o folk americano e a música latino-americana.

Algumas das canções mais conhecidas de José Afonso incluem "Grândola, Vila Morena", que se tornou um hino da Revolução dos Cravos em 1974, "Traz Outro Amigo Também", "Menino do Bairro Negro", "Cantigas do Maio" e "Venham Mais Cinco".

José Afonso morreu em 1987, vítima de um cancro. Ele deixou um legado importante para a música e a cultura portuguesas, além de ser lembrado como um símbolo da luta pela liberdade e democracia em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário