Vitorino Nemésio (19 de dezembro 1901 - 20 de fevereiro 1978) foi um escritor, poeta, crítico e professor português. Nasceu nos Açores, um arquipélago no Oceano Atlântico que faz parte de Portugal, e passou grande parte da sua vida lá. Estudou na Universidade de Lisboa e mais tarde tornou-se professor de literatura portuguesa na Universidade dos Açores.
Nemésio foi um escritor prolífico, publicando numerosos romances, contos, ensaios e poemas. A sua obra mais famosa é o romance "Mau Tempo no Canal", que é considerado uma obra-prima da literatura portuguesa. O romance passa-se nos Açores e conta a história de um grupo de famílias que vivem na ilha Terceira durante a Segunda Guerra Mundial.
Nemésio foi também um proeminente crítico literário, e os seus ensaios sobre a literatura portuguesa são considerados algumas das mais importantes obras de crítica literária da história do país. Foi galardoado com inúmeros prémios e honrarias pelos seus contributos para a cultura portuguesa, incluindo a Grã-Cruz da Ordem de São Tiago da Espada e a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.
Hoje, Nemésio é considerado uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa do século 20, e suas obras continuam a ser estudadas e celebradas em Portugal e além.
Sem comentários:
Enviar um comentário