Integrada no Agrupamento de Escolas Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Moita
domingo, 23 de outubro de 2022
Dia Mundial da Alimentação |16 de outubro
Os alunos do 1º e 2º ciclos realizaram na Biblioteca Escolar um conjunto de atividades inseridas na semana da alimentação.
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
Regresso à Escola - Regresso à Biblioteca Escolar 22.23
Neste novo ano letivo, desejamos que:
os nossos alunos valorizem e cultivem valores como a amizade, a solidariedade, a entreajuda, a partilha e a justiça.
Que tenham prazer em ajudar o outro, que valorizem o que têm e quem têm à sua volta e que apoiem aqueles que mais precisam.
domingo, 19 de junho de 2022
Notícia publicada em Faro de Vigo
O projeto de recolha de "Estórias que se contam" também foi divulgado na Galiza como aqui se pode ler no dia 15 de junho de 2022.
O IES Marco do Camballón recolle setenta historias festeiras nun proxecto con centros de Portugal e Cabo Verde
O IES Marco do Camballón participou este curso, canda centros de Portugal e Cabo Verde, nun proxecto educativo internacional arredor da oralidade baixo o título Estórias que se contam... Consistiu na recollida de contos e historias, na transcrición e ilustración dos textos orais e, por último, na creación de vídeos cos contos narrados polo alumnado. O instituto de Vila de Cruces traballou o tema das festas, recollendo arredor de setenta historias.
Onte ao mediodía tivo lugar unha videoconferencia na que alumnado e profesorado destes centros de ensino de ámbito lusófono compartiron impresións, ideas e emocións. A través da plataforma dixital educativa Etwinning, un espazo do proxecto Erasmus, esta actividade ten como obxectivo a posta en valor da oralidade e da comunicación lingüística.
O alumnado 3º e 4º da ESO do IES Marco do Camballón traballou ao longo do curso recollendo e ilustrando arredor de setenta historias relacionadas coas festas. Costumes das romarías de antes, historias de amor, accidentes coas bombas de palenque, anécdotas das bandas de música, pelexas, bailes, as necesidades económicas da época e, sobre todo, a alegría das festas da xuventude daquelas épocas protagonizan as Estórias que se contam... na Galiza, que a rapazada recolleu das persoas maiores e actualizou contándoas coas claves do século XXI.
A coordenadora do proxecto é Ana Josefa Cardoso, da Universidade de Lisboa, profesora caboverdiana que impartiu durante a corentena as aulas de lingua e literatura portuguesa na radiotelevisión pública portuguesa (RTP). Especializada en bilingüismo e adquisición de linguas, impulsou proxectos de educación bilingüe portugués/caboverdiano no seu país de orixe.
“Estórias que se contam…” em Portugal, na Galiza e em Cabo Verde
“Estórias que se contam…” em Portugal, na Galiza e em Cabo Verde
Em 14 de junho de 2022, os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Moita, participaram no encontro virtual internacional ”Estórias que se contam…:momento de partilha” sob a orientação das professoras Sálvia Fontinha e Vanda Silva.
Neste encontro estiveram presentes professores e alunos de todas as escolas parceiras neste projeto, representando Portugal (Vale da Amoreira e Azeitão), Galiza (Vila de Cruzes) e Cabo Verde (Calheta de São Miguel).
Este Momento de Partilha permitiu o diálogo entre as escola parceiras com momentos para falar sobre o trabalho desenvolvido e partilha de Estórias recolhidas. Tanto os professores como os alunos demonstraram um grande entusiasmo, o que tornou esta experiência num momento muito agradável de aprendizagem e enriquecimento para todos. Foi o culminar de um trabalho de parceria desenvolvido durante estes dois trimestres. Estão todos de parabéns!
“Estórias que se contam…” é um projeto Etwinning, coordenado pela professora Ana Josefa Cardoso, professora deste Agrupamento e surgiu de um trabalho conjunto com a professora Maria Beatriz Botelho, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, realizado no âmbito da ação de formação “Operacionalização das aprendizagens essenciais da disciplina de Português através da metodologia de Projeto eTwining”, dinamizada pela formadora Adelina Moura, no Centro de Formação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita entre outubro e dezembro de 2021. Este projeto “Estórias que se contam…” centra-se na recolha, partilha e divulgação do património oral (neste caso, estórias tradicionais) existente dentro da comunidade escolar.
Após a aprovação do projeto, desfiámos o professor Séchu Sende, do IES Marco Camballón, da Vila de Cruzes, na Galiza para ser nosso parceiro europeu e os professores Viriato Furtado e Maria Jesus Duarte, da Escola Secundária de Calheta de São Miguel, Ilha de Santiago, em Cabo Verde para serem o nosso parceiro internacional. Todos aceitaram o desafio e embarcámos nesta viagem de recolha de “Estórias que se contam…” em cada uma das nossas escolas.
Ficámos todos com vontade de dar continuidade a este desafio e tornar ainda mais sólida esta parceria. Quem sabe se não vão surgir novos projetos?!
Ana Josefa Cardoso
terça-feira, 17 de maio de 2022
Concurso “Como se escreve?”
Concurso “Como se escreve?”
No dia 11 de maio de 2022, decorreu a final do concurso de ortografia “Como se escreve?” e contou com a participação de todos os finalistas do 5º e do 6º ano.
No dia 13 de maio de 2022, todos os alunos foram convidados a deslocar-se à biblioteca escolar com o intuito de receber os prémios relativos aos vencedores do 5º e do 6º ano.
Como convidados tivemos o prazer de receber a professora Márcia Veloso, em representação da Escola Secundária da Baixa da Banheira, e o professor António Rocha, em representação da Escola Básica do Vale da Amoreira. Também podemos contar com a presença da professora Paula Monteiro, professora de português, e da professora Vanda Silva, a Coordenadora da atividade de ortografia.
Esta atividade não teria sido possível sem a colaboração da professora bibliotecária Sálvia Fontinha e da assistente operacional, Deolinda Genovevo, as quais organizaram e disponibilizaram o espaço para a realização desta atividade.
Todos os alunos estiveram de parabéns pela forma entusiasmada com que participaram nesta atividade e demonstraram interesse na continuidade da mesma para o próximo ano letivo.
A aluna vencedora do 5º ano pertence à turma D e o aluno vencedor do 6º ano pertence à turma A. O prémio destes alunos era constituído por: um livro, um bloco de notas, uma caneta e um estojo. Os restantes alunos também receberam um bloco de notas. Todos os alunos receberam um certificado de participação ou um diploma consoante o caso, bem como alguns docinhos.
A Coordenadora da Atividade
Vanda Silva
sábado, 7 de maio de 2022
Dia Mundial da Língua Portuguesa |5 de maio
O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.
No presente ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.
Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa.
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